Segunda mulher no espaço
Primeira mulher a caminhar no espaço
Em 25 de julho de 1984, Svetlana Savitskaya tornou a primeira mulher a andar no espaço. Junto com colegas cosmonauta, Vladimir Dzhanibekov, conduziu experimentos na estação espacial Salyut 7. A caminhada durou 3,58 horas e foi parte da Soyuz T-12 missão, Savitskaya do passado. Igor Petrovich Volk arredondado este grupo de 3 pessoas.
Depois de retornar à Terra em 29 de julho de 1984, Savitskaya foi escalado para comandar uma fêmea toda a tripulação da Soyuz à estação espacial em commeration do Dia Nacional da Mulher. A missão foi limpo devido à falta de disponibilidade Soyuz T e vários problemas com a estação espacial própria. Savitskaya foi nomeado Chief Designer na Energiya (1987) e tornou-se um membro da Duma em 1989.
Savitskaya deixou oficialmente o programa espacial russo em 1993, após clocking 19,71 horas no espaço. Seu marido, Viktor Khatkovsky, é um engenheiro e um piloto de aviões Ilyushin Design Bureau.
Svetlana Savitskaya nasceu em 08 de agosto de 1948, em Moscou. Ela estava interessada em voo a partir de uma idade muito jovem. Como uma menina da escola, ela conseguiu, durante algum tempo, para se esconder de seu pai, seu pára-quedas atividades de salto. Savitskaya aplicada a escola de pilotos com 16 anos e foi recusado. Na época ela tinha 17 anos, ela havia registrado 450 saltos. Na idade de 17, Savitskaya realizado um salto de 14.252 metros, caindo 14 km antes de abrir seu pára-quedas em cerca de 500 metros. Na época, este feito estabeleceu um novo recorde. Ela foi, finalmente, aceito no programa cosmonauta soviético em 30 de julho de 1980.
Voar e aventura estava no sangue de Svetlana jovens. Seu pai, Yeveniy Savitsky, era um ás da Segunda Guerra Mundial voando, tinha servido como vice-comandante da defesa aérea soviética e foi designado, duas vezes, como um herói da União Soviética. Aos 18 anos, Svetlana entrou no Moscow Aviation Institute, uma escola de engenharia state-of-the-art. Em 1970, ela atraiu a atenção internacional como um membro Campeão do Mundo de Acrobacia Nacional Soviética Team.
Após a formatura, em 1972, Svetlana perseguiu uma carreira como piloto. Ela estabeleceu recordes mundiais em supersônicos e aviões turbo-hélice. Svetlana estabeleceu o recorde como a primeira mulher a voar 2,683 km / h em um MiG-21. Em 1972, ela foi licenciada para fazer um incrível 20 tipos diferentes de aeronaves.
Quando se tornou um cosmonauta Svetlana, em 1980, ela foi a 53 a ser associado com Energiya. Em 19 de agosto. 1982, foi a segunda mulher a viajar no espaço durante a Soyuz T-7 missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário