quinta-feira, 18 de junho de 2015
Elena Glinskaya
Elena Glinskaya foi a segunda esposa do Grão-Príncipe Vasili III e regente da Rússia por cinco anos (1533-1538) e mãe de Ivan o Terrível.
O pai de poderosos Grão-príncipe de Moscou, Ivan IV Vasilyevich (Ivan, o Terrível), Vasili III foi casado duas vezes. Seu primeiro casamento com Solomonia Saburova não resultaram em filhos, assim Vasili divorciou-se dela, apesar da forte oposição da Igreja Ortodoxa Russa, e forçou-a o véu no mosteiro.
Segundo casamento de Vasili foi a jovem princesa Elena Glinskaya em 1526. Elena era uma filha do príncipe Vasili Lvovich Glinsky pela princesa Anna da Sérvia. Trata-se de seu tio poderoso, príncipe Mikhail Glinsky, que a família possuía a sua distinção. Segundo as crónicas, ele escolheu Elena "por causa da beleza do seu rosto e sua jovem idade. Este casamento não era rentável para o príncipe, mas ele estava tão apaixonado com a jovem Elena, que até ousou violar a tradição antiga e raspou a barba.
Após 4 anos de casamento Elena deu à luz a Ivan (Ivan, o Terrível), e dois anos mais tarde, Yuri (príncipe futuro da Uglich). Em 1553 Vasili III adoeceu e logo morreu. Em seu leito de morte, Vasili III transferiu seus poderes para Elena Glinskaya até que seu filho mais velho de Ivan estava maduro o suficiente para governar o país. As crônicas da época não fornecer qualquer informação mais ou menos precisa sobre o estatuto jurídico de Elena, depois da morte de Vasili. Tudo o que se sabe é que ele poderia ser definido como regência e que os boiardos tinham de relatório para ela. Por isso, o tempo entre a morte de Vasili e sua própria morte em 1538 é chamado o reinado de Elena.
Logo Elena tornou-se o único governante da Rússia. Elena Glinskaya desafiou as reivindicações de seus cunhados, Yury de Dmitrov e Andrey da staritza. A luta terminou com sua prisão em 1534 e 1537, correspondente Reinado de Elena também é conhecida por conflitos dentro do governo. Ela conseguiu desenterrar várias parcelas boiardos que visava o seu depoimento e no trono há 5 anos.
Em 1535, Elena realizou uma reforma monetária, que resultou na introdução de um sistema monetário unificado no estado. O novo kopek (Kopejka) com a lança cavaleiro segurando (kop'je) foi introduzido como moeda russa. Nas relações exteriores, Glinskaya conseguiu assinar um armistício com a Lituânia em 1536, simultaneamente neutralizar Suécia. Ela é conhecida por negociar pessoalmente com líderes de outros estados.
Ela tinha um muro de defesa novo construído em torno de Moscou (o fundamento da Kitay-gorod), convidou os colonos da Lituânia. Eelna fez uma tentativa de mudar o sistema de governo da casa, que antecipou as reformas de Ivan, o Terrível. Ela é conhecida por ter visitado vários conventos.
Elena morreu em 1538 em uma idade relativamente jovem (30). Alguns historiadores acreditam que ela foi envenenada pela Shuiskys, que usurpou o poder após sua morte. As mais recentes investigações dos restos mortais tendem a apoiar a tese de que Elena foi envenenado.
Fontes:
A galeria de mulheres famosas da Rússia (em russo)
Elena Glinskaya
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário