quinta-feira, 18 de junho de 2015
Helena Roerich
Helena Ivanovna Roerich foi um filósofo russo, escritor e figura pública, co-fundador do Agni Yoga Society.
Helena Roerich nasceu em 13 de fevereiro, 1879 sob o nome de Elena Ivanovna Shaposhnikova em São Petersburgo, Rússia. Sua mãe era a neta de Mikhail Kutuzov, o marechal de campo que havia liderado o exército russo contra Napoleão; Modest Mussorgsky foi um outro parente de destaque. Seu pai era um proeminente arquiteto, acadêmico de arquitetura de São Petersburgo Ivan Ivanovich Shaposhnikov.
De uma idade muito precoce, ela teve um sério interesse em literatura e filosofia. Ela também exibiram várias habilidades psíquicas.
Em 1895, Helena foi formado Ginásio Mariinsky em São Petersburgo com a medalha de ouro. A pianista brilhante, ela antecipou uma carreira como concertista. Fate rapidamente decretou o contrário.
Em 1899, na propriedade de sua tia a princesa Y. Putyatina, Helena Shaposhnikova conheceu Nicholas Roerich, então 25 anos de idade e um recém-formado de São Petersburgo Academia de Artes. Esta foi uma forte aliança de duas pessoas unidas pelo amor profundo sentimento mútuo e pontos de vista comuns. N. Roerich escreveu sobre seu casamento, em seus anos de declínio: "Passamos amigavelmente quaisquer obstáculos. E os obstáculos que se transformou em possibilidades. Dediquei meus livros: "A Helena, minha esposa, amigo, companheiro e inspirador". Muitas pinturas de Roerich resultou da sua criatividade comum. O artista chamou de "Ela, que leva".
A união resultou em dois filhos, George, nascido em 1902, e Svetoslav, nascido em outubro de 1904. Mais tarde, George tornou-se um mundo conhecido cientista orientalista e Svetoslav tornou-se o pintor, pensador e funcionário público.
Após a Revolução de 1917 na Rússia e Nicholas Roerich Helena se mudou para a Inglaterra. Em 1920, enquanto vivia em Londres, se juntaram à Sociedade Teosófica, fundada por seu compatriota russa Helena Blavatsky. Em 24 de março de 1920, enquanto em Londres, Helena supostamente encontrou com o Mestre Morya, um dos Mahatmas dos Himalaias que Madame Blavatsky também havia reivindicado como um professor. As comunicações Helena disse que recebeu de Mestre Morya serviu como base para a Agni Yoga, sua própria síntese das crenças antigas do Oriente e do pensamento ocidental moderno.
Quando 1920, NK Roerich foi convidado para os EUA para participar de turnê nos EUA com a exposição de suas pinturas, Roerich da família se mudou para New York. Enquanto nos Estados Helena tornou-se um organizador e participante do património cultural e iluminada criatividade no Us, realizado sob a orientação de seu marido.
Junto com seu marido, ela participou de expedições de difícil alcance e pouco investigadas as regiões da Ásia Central (1924-1928). H.I. Roerich começou a traduzir do Inglês para russo uma ampla seleção de "Mahatma Letters", publicado em Londres em 1923. A seleção foi dedicado à descrição das doutrinas orientais e história da fundação da Sociedade Teosófica.
Durante a expedição Helena Roerich também publicou artigo "Fundamentos do Budismo". Neste livro, as noções filosóficas fundamentais do ensinamento de Buda, tais como reencarnação, karma, nirvana foram interpretados.
Após o término da expedição Central-asiática, Roerichs ficou a viver na Índia, onde fundou um Instituto de Estudos do Himalaia "Urusvati". Helena Roerich foi um presidente honorário-fundador do Instituto e participaram activamente na organização do seu trabalho. Mais tarde "Urusvati"se tornou um grande instituto internacional unida cientistas de renome de vários países. Principal tarefa da atividade Helena Ivanovna estava em estudo do pensamento filosófico antigo do Oriente.
Além dos treze livros publicados Agni Yoga, escreveu numerosas cartas para os discípulos e aspirantes em todo o mundo. Algumas destas cartas são publicadas em seu Cartas de Helena Roerich, volumes I e II.
Helena Ivanovna foi co-autor da idéia do Internacional Tratado para a Proteção de Instituições Artísticas e Científicas e Monumentos Históricos (Pacto Roerich)
Helena Roerich estava profundamente interessado na história Russiannational e cultura. Ela colecionou obras de arte e antiguidades. Uma coleção linda família de mais de 300 obras que depois foi transferida para o Museu Hermitage. Helena Ivanovna sabia que a arqueologia também. Juntamente com o marido que, muitas vezes com folhas em escavações em Novgorod e Tver regiões e participaram neste trabalho.
Ela dominou a arte da restauração e, juntamente com Nicholas Konstantinovich recuperados em algumas telas as obras-primas dos grandes mestres: Rubens, Breugel, Vandyke e van Orley, escondido por camadas de pintura mais recente.
Após a morte de seu marido, em 1948, Helena Roerich e seu filho mais velho planejada para retornar à Rússia, porém seus vistos foram negados. Tendo a cidadania russa Helena não tem a possibilidade de voltar para casa e se estabeleceram em Kalimpong Índia, até sua morte em 1955. No lugar de sua cremação, os lamas tinha levantado uma estupa branco sobre o qual o seguinte epitáfio foi esculpida: "Helena Roerich, a esposa de Nicholas Roerich, pensador e escritor, velho amigo de Portugal".
Fontes:
Don Croner maravilhas no mundo inteiro: Mongólia | Helena Roerich | Fundações do budismo
Helena Roerich em wikipedia
Helena Roerich
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário