Data de nascimento: 21 de fevereiro de 1942
Aos 20 anos de idade casou-se com seu marido e futuro diretor famoso Vladimir Menshov. Logo após a formatura do estúdio Alentova jogou alguns papéis no teatro, mas sua primeira aparição na TV foi em 1977, quando ela desempenhou um papel no filme " Rozhdenie"("O Nascimento") . Dois anos depois, ela se tornou um país conhecido e estréia na direção famosa por seu marido, o filme "Moscou Não Acredita em Lágrimas". Ele imediatamente se tornou esmagadoramente sucesso não só na União Soviética, mas no exterior e ganhou Alentova o reconhecimento de popularidade, e amor de todo o país. Alentova foi intitulada a melhor atriz segundo URSS para uma pesquisa feita pelo jornal "Sovetskij Ekran" (1980). Ela foi premiada com Prémio de Estado da URSS (1981) por seu papel em "Moscou Não Acredita em Lágrimas" e ICF Prêmio, Bruxelas para o melhor papel feminino no filme. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1980.
Desde aquela época Vera Alentova jogou apenas cerca de 10 peças em filmes e seriados de TV. Os mais famosos são os papéis em filmes: " Shirli-Myrli", "Zavist Bogov"("A inveja dos deuses"), " yn za otza" ("O filho de um pai") .
Atualmente Alentova é membro de Teatro União da Rússia, o presidente do Fundo de Caridade e titular de Artista do Povo da Rússia título e a Ordem da Amizade. Alentova é um Artista Homenageado da RSFSR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário