quarta-feira, 6 de maio de 2015

NIKI LAUDA


 Niki Lauda
Andreas Nikolaus Lauda (Viena, 22 de fevereiro 1949) mais conhecido como Niki Lauda, é um ex-automobilista austríaco. Atualmente é proprietário da companhia aérea Niki, e chefe da equipe Mercedes GP de Formula 1 ligada a fábrica Mercedes Benz
Participou do Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre 1971 e 1979, e entre 1982 e 1985, disputando 177 Grandes Prêmios, obtendo 25 vitórias, 24 pole positions e 24 melhores voltas, totalizando 419.5 pontos. Sagrou-se campeão mundial em 1975, 1977 e 1984. Pilotou para as equipes March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.
Carreira 
Niki Lauda iniciou sua carreira no automobilismo em 1968, destacando-se na Fórmula 3 e na Fórmula 2 antes de ingressar na Fórmula 1, levando uma verba pessoal para a então pequena equipe March. Estreou no Grande Prêmio da Áustria, abandonando por problemas mecânicos. Manteve-se na categoria até o final de 1973 graças ao dinheiro da família, quando a Ferrari o contratou para ser seu piloto titular. Em 1974, pela escuderia italiana, venceu seu primeiro Grande Prêmio, em Jarama, na Espanha.
Em 1975, após cinco vitórias (quatro das quais após largar em primeiro lugar), sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Manteve o ritmo competitivo em 1976, mas um acidente em Nurburgring (onde seu carro incendiou-se, e Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos) quase lhe tirou a vida. Um padre chegou a ser chamado ao hospital para lhe dar a extrema unção.

LAUDA E SENNA

                                                         Mas apesar de graves queimaduras, que lhe custou partes da orelha direita,1 Lauda ainda voltaria a correr naquele ano, e só perderia o título mundial nas últimas corridas para o inglês James Hunt. Em 1977 obteve 3 vitórias e recuperou o título mundial.
Ao final daquele ano, abandonaria a Ferrari para juntar-se à Brabham-Alfa Romeo, dirigida por Bernie Ecclestone. A parceria lhe rendeu duas vitórias e alguns pódios em 1978, mas a freqüência de quebras lhe deixou fora da disputa pelo título. Em 1979 marcou apenas quatro pontos. Os maus resultados fizeram Lauda direcionar suas atenções para a companhia aérea que acabara de fundar, e assim deixou a Fórmula 1.

Durante o período em que ficou afastado, além de administrar sua empresa de aviação, Niki Lauda chegou até a ser comentarista e repórter de Fórmula 1 para um canal de televisão austríaco. Entretanto, Lauda recebeu convite da McLaren para voltar às pistas em 1982. Após apenas 2 corridas de adaptação, Lauda venceria pela McLaren em Long Beach (vencendo uma segunda prova, o Grande Prêmio da Inglaterra). Em 1983, sem condições de acompanhar as equipes com motor Turbo, Lauda pouco pôde fazer no campeonato. Faltando quatro provas para o término, a McLaren começava o desenvolvimento com o Porsche; o piloto austríaco terminou o ano em 10º lugar na classificação geral. Em 1984, iniciou o ano desacreditado, e seu companheiro de equipe, Alain Prost, era o favorito ao título.


Nelson Piquet e Niki Lauda

Após 5 vitórias (contra 7 de Prost), Lauda seria campeão mundial pela terceira vez com apenas meio ponto de vantagem (Prost marcara apenas metade dos pontos - 4,5 - da vitória do Grande Prêmio de Mônaco, encerrado prematuramente por causa da chuva). Lauda defendeu o título em 1985, mas já sem motivação, obteve apenas 1 vitória, e abandonou 12 das 15 corridas do ano. Seu último Grande Prêmio foi o Grande Prêmio da Austrália, que abandonou após um acidente.Lauda permaneceu muitos anos afastado da Fórmula 1, gerenciando sua empresa de aviação, retornando como consultor técnico extraordinário da Ferrari nos anos 1990. Em 2001 foi contratado pela Jaguar para assumir as funções de diretor técnico, mas resultados inexpressivos o levaram à demissão em 2003. Em 2013, teremos Niki Lauda juntamente com James Hunt no filme biográfico "Rush" realizado por Ron Howard.


Niki Lauda e James Hunt

Todos os resultados de Niki Lauda na Fórmula 1 

(Legenda: Corridas em negrito indicam pole position; corridas em itálico indicam volta mais rápida.
Ano Equipe Chassis Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Pts Pos
1985 Marlboro McLaren
International
McLaren MP4/2B TAG-Porsche
V6 Turbo
BRA
Ret
POR
Ret
SMR
MON
Ret
CAN
Ret
EUA
Ret
FRA
Ret
ING
Ret
ALE
AUT
Ret
HOL
ITA
Ret
BEL
DNS

AFS
Ret
AUS
Ret
14 10º
1984 Marlboro McLaren
International
McLaren MP4/2 TAG-Porsche
V6 Turbo
BRA
Ret
AFS
BEL
Ret
SMR
Ret
FRA
MON
Ret
CAN
USE
Ret
EUA
Ret
ING
ALE
AUT
HOL
ITA
EUR
POR
72
1983 Marlboro McLaren
International
McLaren MP4/1C Ford CosworthV8 BRA
USW
FRA
Ret
SMR
Ret
MON
DNQ
BEL
Ret
USE
Ret
CAN
Ret
ING
ALE
DSQ
AUT





12 10º
McLaren MP4/1E TAG-Porsche
V6 Turbo











HOL
Ret
ITA
Ret
EUR
Ret
AFS
11º

1982 Marlboro McLaren
International
McLaren MP4/1 Ford CosworthV8 AFS


SMR











30
McLaren MP4/1B
BRA
Ret
USW
BEL
DSQ
MON
Ret
USE
Ret
CAN
Ret
HOL
ING
FRA
ALE
DNS
AUT
SUI
ITA
Ret
LVG
Ret
1979 Parmalat Racing Team Brabham BT48 Alfa Romeo V12 ARG
Ret
BRA
Ret
AFS
USW
Ret
ESP
Ret
BEL
Ret
MON
Ret
FRA
Ret
ING
Ret
ALE
Ret
AUT
Ret
HOL
Ret
ITA



4 14º
Brabham BT49 Ford CosworthV8












CAN
DNS


1978 Parmalat Racing Team Brabham BT45C Alfa Romeo F12 ARG
BRA














44
Brabham BT46

AFS
Ret
USW
Ret
MON
BEL
Ret
ESP
Ret

FRA
Ret
ING
ALE
Ret
AUT
Ret
HOL
ITA
USE
Ret
CAN
Ret
Brabham BT46B






SUE








1977 Scuderia Ferrari
SpA SEFAC
Ferrari 312T2 Ferrari F12 ARG
Ret
BRA
AFS
USW
ESP
DNS
MON
BEL
SUE
Ret
FRA
ING
ALE
AUT
HOL
ITA
USA

72
1976 Scuderia Ferrari
SpA SEFAC
Ferrari 312T Ferrari F12 BRA
AFS
USW













68
Ferrari 312T2


ESP
BEL
MON
SUE
FRA
Ret
ING
ALE
Ret


ITA
CAN
USE
JAP
Ret
1975 Scuderia Ferrari
SpA SEFAC
Ferrari 312B3 Ferrari F12 ARG
BRA














64.5
Ferrari 312T

AFS
ESP
Ret
MON
BEL
SUE
HOL
FRA
ING
ALE
AUT
*
ITA
USA


1974 Scuderia Ferrari
SpA SEFAC
Ferrari 312B3 Ferrari F12 ARG
BRA
Ret
AFS
16º
ESP
BEL
MON
Ret
SUE
Ret
HOL
FRA
ING
ALE
Ret
AUT
Ret
ITA
Ret
CAN
Ret
EUA
Ret

38
1973 Marlboro BRM BRM P160C BRM V12 ARG
Ret
BRA














2 17º
BRM P160D

AFS
Ret













BRM P160E


ESP
Ret
BEL
MON
Ret
SUE
13º
FRA
ING
12º
HOL
Ret
ALE
Ret
AUT
DNS
ITA
Ret
CAN
Ret
EUA
Ret

1972 STP March Racing Team March 721G Ford CosworthV8 ARG
11º
AFS



FRA
Ret
ING
ALE
Ret
AUT
10º
ITA
13º
CAN
DSQ
EUA
NC




0 NC
March 721X

ESP
Ret
MON
16º
BEL
12º











1971 STP March Racing Team March 711 Ford CosworthV8






AUT
Ret








0 NC
  • Sistema de pontuação da Fórmula 1
* O GP da Áustria estava previsto para ter 54 voltas, mas a corrida foi interrompida com 29 voltas, em função da forte chuva que caía na pista. Os pilotos que terminaram do 1º ao 6º receberam a pontuação pela metade. Lauda terminou em 6º lugar e marcou 0,5 ponto.

Ficheiro:Lauda, Niki 1973-07-06.jpg
Lauda, em 1973.
Ficheiro:Lauda Frankfurt 1996.JPG
Niki Lauda em 1996

Ficheiro:LaudaNiki19760731Ferrari312T2.jpg

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