segunda-feira, 25 de maio de 2015
Anselmo Duarte Bento
* Salto, SP. – 21 de abril de 1920 d.C
+ São Paulo, SP. 7 de novembro de 2009 d.C
Ator, roteirista e cineasta brasileiro. Ganhou em 1962 a Palma de Ouro em Cannes, única concedida a um filme brasileiro, com O Pagador de Promessas, que também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Anselmo Duarte também dirigiu outros clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo e Vereda da Salvação, mas, devido a divergências ideológicas com a turma do Cinema Novo, sua carreira entrou em declínio e não acompanhou seu imenso talento. Foi membro do júri Festival de Cannes em 1971.
Anselmo Duarte nasceu na pequena cidade de Salto, interior de São Paulo, numa casa simples situada na atual Rua Monsenhor Couto, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat, onde seu pai tinha um comércio, conhecido por Venda da Capivara. De origem humilde, é o sétimo filho de Olympia Duarte, senhora que, abandonada pelo marido poucos meses após dar a luz ao caçula Anselmo, muito se esforçava no ofício de costureira para sustentar toda a família.
Em sua cidade natal, Anselmo viveu até os 14 anos, quando foi para São Paulo, onde trabalhou como datilógrafo, contabilista e dançarino. Mudou-se para o Rio de Janeiro, e lá atuou como figurante em filmes e redator e repórter de uma revista.
Seu primeiro trabalho como ator foi no filme inacabado do diretor norte-americano Orson Welles, It’s All True, em 1942. Maior galã do cinema brasileiro nos anos 1940 e 1950, participou de produções dos estúdios Cinédia, Atlântida e Vera Cruz. Estreou como ator principal no filme “Querida Suzana”, de 1946, e seu primeiro trabalho como diretor, coroado de muito sucesso, foi em “Absolutamente Certo”, de 1957.
Impossível pensar no cinema brasileiro omitindo a contribuição do ator e diretor saltense Anselmo Duarte. Sua carreira confunde-se com a própria história da arte cinematográfica nacional. Somando-se suas atuações como ator, roteirista e diretor, são mais de quarenta filmes.
Foi velado no saguão do Centro de Educação e Cultura, em Salto, que leva seu nome, e será enterrado na cidade de Salto onde nasceu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário