Uma das atrizes mais conhecidas da atualidade, dona de um dos rostos mais marcantes do cinema nos dias de hoje, Kristen Stewart é marcada por polêmicas, opiniões fortes e atuações densas. É a típica atriz “ame-a ou deixe-a”, de forma que muitas pessoas admiram seu trabalho, e outras simplesmente, não a suportam. Mas assim é com qualquer pessoa nesse mundo.
Mas uma coisa é inegável: a presença forte e sensual de Kristen é uma de suas principais características, o que a torna alvo de comentários e discussões, dos mais elogiosos e respeitosos, aos mais calorosos.
Kristen Jaymes Stewart nasceu em Los Angeles no dia 9 de abril de 1990. Desde muito cedo, participou do ambiente de cinema e televisão, graças aos pais, John Stewart e Jules Stewart, produtores e diretores. Além disso, “Kris”, um de seus apelidos mais conhecidos, tem três irmãos, Cameron, Dana e Taylor.
Durante uma apresentação de Natal na escola, um “caçador de talentos” demonstrou interesse pela pequena Kristen, à época com oito anos de idade, e a indicou para trabalhar em papeis curtos em produções para a televisão.
Em alguns papeis pequenos, Kristen começava a ganhar notoriedade, fundamentando as bases para a sua carreira. Em 1999, ela havia participou de “O 13º Aniversário”, uma produção para a televisão dos estúdios Disney. Em 2000, ela fez uma participação em “Os Flintstones em Viva Rock Vegas”.
O primeiro papel de destaque foi em 2001 no filme “Encontros do Destino”, mostrando o talento para a atuação. Mas o teste de fogo foi mesmo em 2002, quando ela dividiu a tela com a consagrada Jodie Foster, no suspense “O quarto do pânico”. A atuação tensa de Kristen fez com que muitas pessoas a comparassem à Jodie em seus tempos de adolescência, já que sua carreira no cinema começou quando ela era ainda bem jovem.
Depois dessa participação marcante, Kristen integrou o elenco de mais um suspense, “Garganta do Diabo”, ao lado de Dennis Quaid e Sharon Stone, e mesmo o filme não tendo uma bilheteria de destaque, a jovem atriz continuava a receber elogios da crítica especializada em cinema.
No ano de 2004, um dos papeis mais marcantes na carreira e Kristen, ainda que num filme pequeno, foi em “O silêncio de Melinda”, marcando o primeiro dos personagens atormentados vividos pela atriz, o que se tornaria um referencial em seus futuros papeis.
Ainda em 2004, ela atuou em “Segurem essas crianças” e “Contra Corrente”, dois papeis completamente diferentes um do outro, mostrando a versatilidade da atriz. No ano de 2005, participou dos filmes “Sociedade feroz” e “Zathura – Uma aventura espacial”.
O ano de 2007 foi um dos mais produtivos na carreira de Kristen Stewart, com quatro produções no currículo da atriz: “Os Mensageiros”, “Eu e as mulheres”, Doces encontros” e “Na natureza Selvagem”, este último com uma das participações mais elogiadas na sua carreira.
Participou também neste ano do curta-metragem “Cutlass”, escrito e dirigido por Kate Hudson. No elenco, as participações de nomes conhecidos como Dakota Fanning, Virginia Madsen e Kurt Russell.
Continuando sua maratona de trabalho, o ano de 2008 também foi bem produtivo para a atriz, tendo a tornado conhecida mundialmente pelo seu papel de Isabella Swan na adaptação do best-seller “Crepúsculo”. Mas antes de estrelar o mega sucesso de bilheteria, Kristen participou de “Lenço amarelo”, “Fora de controle” e “Jumper”.
A partir de então, Kristen Stewart é um dos rostos mais conhecidos do cinema atual e presença constante em premiações e eventos, principalmente pelo papel de Bella.
No ano seguinte atuou em “Férias frustradas de verão” e em “A Saga Crepúsculo – Lua Nova”.
Além de mais uma parte da saga dos vampiros escrita por Stephanie Meyer, “A Saga Crepúsculo – Eclipse”, Kristen participou de “The Runaways – Garotas do Rock”, no papel de Joan Jett, líder da banda de rock formada por garotas, nos anos 70. A caracterização e desempenho da atriz impressionaram, rendendo-lhe críticas positivas, inclusive da própria Joan.
Para interpretar o papel de Jett, Kristen ficou ao lado da roqueira durante um tempo a fim de aprender seus gestos e expressões, de forma que o papel ficasse o mais próximo possível do real. Na tela, é impressionante a atuação de Kristen, inclusive, cantando e tocando algumas de suas composições.
Em 2011 participou de “A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte 1”, mais um sucesso de bilheteria da franquia.
Este ano, já vimos Kristen Stewart em “Branca de Neve e o Caçador” e “Na estrada”, em duas atuações marcantes, sobretudo, no segundo filme. Esta semana ela estará em “A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte 2”, o capítulo final da série, quando finalmente, veremos Bella Swan transformada em uma vampiresa.
Os próximos projetos de Kristen Stewart são “Focus”, “K11” e “Branca de Neve e o Caçador 2”, ainda sem previsão de começo na produção. Aliás, “K11” será dirigido pela mãe de Kristen. Há outros projetos ainda não confirmados, como a sexta parte da franquia “Premonição” e a adaptação para as telas em live-action do clássico dos mangás e animes “Akira”.
Além da notoriedade pelas atuações, Kristen Stewart também está presente nas manchetes dos tablóides e programas de fofocas pelo mundo, sobretudo, por seu relacionamento com o ator e colega de cena Robert Pattinson, desde o primeiro filme da “Saga Crepúsculo”. Esse ano, seu envolvimento com o diretor de “Branca de Neve e o Caçador”, Rupert Sanders, rendeu polêmica. Mesmo após a traição, ela continua o relacionamento com Pattinson.
Considerada uma das estrelas do cinema de maior prestígio atualmente, Kristen Stewart deixou gravadas suas mãos e pés na famosa “calçada da fama” do teatro Chinês em Hollywood, no dia 3 de novembro de 2011, juntamente com seus colegas de elenco da série “Crepúsculo”.
Kristen Stewart não se vê como uma estrela do cinema, tampouco, uma celebridade de Hollywood. Segundo ela mesma, o principal é a atuação como uma arte de contar histórias, de apresentar para o público, vidas que emocionem e façam pensar. Para ela, é um trabalho como qualquer outro, mas com a vantagem de gerar sentimentos e emoções nas pessoas.
Dedicada à criação de personagens e expondo-os ao máximo na tela, Kristen Stewart quer mesmo é interpretar bons personagens e contar boas histórias. Esse seu desejo também se manifesta pela sua paixão pela escrita. Escrever, para ela, é a chance de se mostrar de uma forma mais explícita. Ela gosta de escrever sobre as fotos que tira, a fim de contar suas impressões sobre aquilo que presencia. Imagem e palavras são fundamentais para se contar uma boa história, segundo a atriz.
Mesmo interpretando na maioria de sua carreira, papeis afetados ou traumatizados, com grande carga emocional, Kristen Stewart se mostra como uma boa atriz e uma das mais populares dos últimos tempos. Avessa aos comentários e notícias sensacionalistas sobre sua vida e carreira, a atriz se mostra como uma pessoa autoconfiante e determinada, que quer apenas fazer um trabalho bem feito em cada novo papel. Essa sua postura a torna mal vista por muitas pessoas, que a consideram pouco simpática ou arrogante. Na verdade, Kristen Stewart é uma pessoa que pensa apenas em fazer bem o que se propôs.
Ao longo de sua carreira, quem Kristen Stewart quer ser aos olhos das demais pessoas? Simples. Ela mesma.
Uma bela presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário