sábado, 16 de maio de 2015

Saoirce Ronan

Saoirce Renan tem se destacado em papeis fortes e de personalidade.
Uma das atrizes da nova geração que mais tem se destacado no cinema nos últimos anos é dona de um olhar marcante e de um talento incrível para interpretar personagens fortes e destemidas. Seu nome significa “liberdade” e essa é uma característica presente em suas atuações, justamente pela naturalidade com que representa cada papel. Seu nome é Saoirce Ronan.
Um dos rostos mais marcantes da nova geração de atrizes do cinema.
Saoirce Clodagh Ronan Uma, nasceu em 12 de abril de 1994. Filha de pais irlandeses, Paul Ronan, ator que participou de filmes como “Inimigo íntimo (1997) e “O custo da coragem” (2003), e Monica Ronan, Saoirce nasceu em Nova York, mas aos três anos de idade, se mudou junto à família para a Irlanda, onde viveram no condado de Carlow. Por ter sido criada desde cedo em Carlow, muitas pessoas pensam que a atriz é irlandesa.
A primeira vez que Saoirce atuou diante das câmeras, foi num pequeno papel em alguns episódios da série “The Clinic” (2003), um seriado de tema médico exibido na televisão irlandesa. Logo após, atou também em “Proof”, também uma série produzida na Irlanda, mas exibida na televisão dinamarquesa, nos canais “RTE e TV2”.
O primeiro papel no cinema foi em 2007, em “Nunca é tarde para amar”, o que lhe rendeu o convite para atuar, no mesmo ano, em “Desejo e Reparação”, baseado na obra de Ian McEwan, na qual interpreta a jovem Briony Trallis. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de “Melhor atriz coadjuvante”, tornando-a uma das atrizes mais jovens a receber a indicação.
A atriz recebeu vários prêmios por sua atuação em “Desejo e Reparação” (2007).
Além desses papeis, Saoirce atuou ainda em 2007 em mais duas produções, “Atos que desafiam a morte” e “O milagre de Natal de Jonathan Tommey”. A partir desses quatro filmes, os olhos dos produtores passaram a se voltar para a bela e talentosa atriz.
Em 2008 participou de “Cidade das sombras”, no qual interpreta a protagonista Lina Mayfleet, que busca desvendar o mistério que cerca sua cidade, Ember. Este foi o único filme da atriz em 2008, mas o status de protagonista já anunciava seu talento, mesmo num filme infanto-juvenil.
A atriz numa cena de “Cidade das sombras”.
Sabendo do talento da garota, Peter Jackson a convidou para estrelar seu novo filme, “Um olhar no paraíso”, sobre uma garota, Susie Salmon, que numa espécie de limbo, busca ao mesmo tempo se vingar de seu próprio assassino, assim como confortar sua família pela terrível perda.  Um fato interessante em relação à escolha da atriz, é que Jackson pensava em chamar uma atriz desconhecida para o papel, o que de fato a garota era. Mas durante as filmagens, ela simplesmente foi indicada ao BAFTA, Globo de Ouro e ao Oscar por “Desejo e Reparação”.
Outro aspecto na escolha foi uma fita enviada pela atriz para um teste, que foi aprovado pelo diretor e produtores de imediato. O talento falou mais alto.
Sua atuação marcante e expressiva lhe rendeu o prêmio de “Melhor atriz”, concedido pela “Associação dos Críticos de Cinema” (Broadcast Film Crtics Association), formada por 250 críticos de televisão, cinema, rádio e Internet que premiam os melhores filmes norte-americanos e canadenses todos os anos.
Uma de suas atuações mais marcantes foi no filme “Um olhar no paraíso”.
Sua carreira despontava a tal ponto que em 2010, foi convidada para atuar ao lado de grandes nomes como Collin Farrell, Ed Harris e Mark Strong, no drama de guerra “Caminho da liberdade”, com direção do consagrado Peter Weir. Saoirce rejeitou o convite de Ridley Scott para participar de “Robin Hood” para atuar no filme de Weir.
Como não poderia deixar de ser, mais um prêmio em sua galeria, desta vez o troféu “Irish Film & Television Award” como “Melhor atriz coadjuvante”. O prêmio é entregue aos profissionais que se destacam na indústria do cinema e televisão irlandesa. Saoirce já havia ganho dois outros prêmios na mesma categoria por suas atuações em “Desejo e Reparação” e “Atos que desafiam a morte”.
Em 2011, Saoirce participou do thriller de ação “Hanna”, ao lado de Eric Bana e Cate Blanchett. Destacou-se no papel de uma garota aparentemente indefesa, mas que na verdade, era uma verdadeira “máquina de matar”. No mesmo ano, dublou a personagem Mirray Shida para o filme de animação japonesa “O mundo dos pequeninos” (Kari-gurashi no Arietti).
“Hanna” mostra a atriz como uma garota treinada para matar.
Nesse ano, Saoirce Ronan participou de “Violet & Daisy”, ao lado de Alex Bledel, sobre duas adolescentes assassinas, e de “Byzantium”, novo filme de vampiros de Neil Jordan, em que interpreta uma vampira ao lado de sua mãe, papel de Gemma Arterton.
Gemma Arterton e Saoirce Ronan, mãe e filha vampiras em “Bizantium”.
Para o ano que vem, espera-se sua participação na versão cinematográfica da obra de Stephenie Meyer, “A Hospedeira”, além de mais dois projetos confirmados: “How I Live Now” e a animação “Justin and the Knights of Valour”.  Um projeto interessante no qual a garota participaria, mas que foi cancelado é a versão “kung fu” de Branca de Neve”, feita pela Disney, intitulada “The order of the seven”.
Em 2013, Saoirce estará na versão cinematográfica de “A hospedeira”, baseada no livro homônimo escrito por Stephenie Meyer.
Nos últimos dias, surgiu a informação de que a atriz está sendo cotada para viver Cinderela na nova versão live action produzida pelos estúdios Disney.
Premiada por especialistas e admirada por fãs, Saoirce Ronan é uma jovem presença nas telas do cinema da atualidade e sua carreira, curta, mas já consagrada, ruma a mais êxitos, pelo seu talento e carisma. Olhar marcante e beleza sofisticada, envoltos por um profundo talento, essa é Saoirce Ronan.


Fontes: Wikipedia, IMDb, Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário