sábado, 16 de maio de 2015

Laura Cardoso





Uma atriz que não interpreta apenas, mas que ensina todos ao seu redor a melhor maneira de se interpretar, e bem um papel difícil. Essa é a excepcional atriz Laura Cardoso.
Mesmo com mais de 80 anos continuar na ativa mostra a paixão de Laura pela profissão e ela mesmo diz parar só quando morrer.
Ela começou a carreira de atriz bem antes da TV, no teatro antes da década de 50 e já era famosa quando a TV Tupi decidiu criar a chamada telenovela, evidentemente ela teria que fazer parte do elenco.
Em 1952 esteve em Tribunal do Coração, novela ainda ao vivo e que era muito complicada de se fazer por causa do pouco equipamento, mas ainda assim Laura Cardoso foi a mais elogiada na trama.
Ela ainda fez duas novelas até voltar um período para o teatro no fim dos anos 50, participando apenas de Especiais para a TV Tupi, pois era contratada da emissora. Em 1962 ela roubou a cena em A Noite Eterna, chamando a atenção pela forma diferente de interpretar Marta.
Ela fez muitos trabalhos para a Tupi, como Olhos que Amei, Fatalidade e Abnegação, todas novelas de sucesso na época e que tornaram a atriz um dos principais nomes da dramaturgia do país.
Mudou-se para a Record e esteve em sua primeira grande novela em As Pupilas do Senhor Reitor foi Tereza e virou protagonista com uma interpretação que beirou a perfeição na opinião de todos.
Ela ficou a década de 70 toda entre a Record e a Tupi, sempre escolhendo muito bem seus papéis, como em Quero Viver, O Leopardo, Os Inocentes e Ídolos de Pano, todas novelas em que ela esteve muito bem.
Na década de 80 estreou na Globo em Brilhante, como Alda, papel que o autor fez questão que fosse interpretado por Laura Cardoso.Seu primeiro grande sucesso na Globo foi em Pão Pão, Beijo Beijo, como Donana que arrancou gargalhadas e lágrimas dos telespectadores.
As crianças da década de 90 também lembram muito bem de Laura, afinal ela esteve numa das principais séries infantis da década. Como Dona Lila, a atriz fez muito sucesso em Mundo da Lua.
Em seguida a atriz emendou 04 grandes trabalhos Felicidade, Mulheres de Areia, A Viagem e Irmãos Coragem, um feito porque ela já estava na época com quase 70 anos. Fez ainda Explode Coração, Salsa e Merengue e Meu Bem Querer, todas de forma seguida, mostrando fôlego e dando show de interpretação.
A partir daí, Laura diminuiu o ritmo, mas ainda esteve em A Padroeira, Esperança, Chocolate com Pimenta e Como uma Onda. Depois fez pequenas participações em novelas, ficando sem uma oportunidade grande.
Oportunidade que veio em 2009, ao interpretar Laksmi Ananda em Caminho das Índias, Laura Cardoso roubou a cena, mostrando que mesmo com mais de 80 anos, ainda estava em plena forma para interpretar.
Com tantos trabalhos ótimos e talento de sobra, Laura Cardoso merece estar na lista num lugar de destaque, por isso foi considerada a 2ª melhor atriz brasileira de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário