domingo, 5 de abril de 2015

Billy Wilder

NOME COMPLETO: Samuel Wilder
DATA DE NASCIMENTO: 22 de Junho de 1906
DATA DE FALECIMENTO: 27 de Março de 2002
LOCAL DE NASCIMENTO: Sucha Beskidzka, Malopolskie, Polônia
NACIONALIDADE: Polonês
OCUPAÇÃO: Diretor, Roteirista

Biografia:

Billy Wilder havia estudado para se tornar advogado, mas largou tudo para ser repórter de um jornal de Viena e depois em Berlim. Segundo de dois filhos, desde pequeno era obcecado por tudo que era americano, adoração incentivada pela mãe. Estreou como roteirista em 1929, com Der Teufelsreporter (1929), filme em que também atuou. Wilder seguiu fazendo roteiros para diversas produções alemãs. Quando Hitler tomou o poder, o roteirista foi para Paris e de lá para os EUA.
Quando chegou na América do Norte, Billy Wilder aprendeu rapidamente a falar em inglês. Firmou uma parceria com Peter Lorre e juntos lançaram algumas comédias que foram sucesso na época, entre elas Ninotchka (1939) e Bola de Fogo (1941). Wilder também dirigiu diversos ícones da era dourada de Hollywood, como Marlene Dietrich, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. Casado duas vezes – com Judith Coppicus, com quem teve dois filhos (um casal de gêmeos, sendo que o menino faleceu logo após o nascimento) e de quem se separou após dez anos juntos, em 1946, e com Audrey Young, com quem ficou junto por mais de cinquenta anos, até a morte dela, em 2002 – era bastante devotado à família. Em 1981, após ter ganho sete Oscars, três Globos de Ouro e prêmios nos festivais de Cannes, Veneza e Berlim, decidiu se aposentar, afanando-se dos holofotes.
Mesmo longe da ação, seguiu envolvido com alguns projetos. O mais conhecido foi A Lista de Schindler (1993), que ele desejava dirigir, mas acabou apenas tendo uma participação não-creditada no roteiro, ao lado de Steven Spielberg. Outro convite que recebeu foi para uma participação especial, como ator, em Jerry Maguire (1996), feito pelo protagonista Tom Cruise. Ele, no entanto, declinou da oportunidade. Faz parte do seleto grupo de cineastas a ter recebido a tríade mais cobiçada de Oscars: Filme, Direção e Roteiro – os outros são Leo McCarey, Francis Ford Coppola, James L. Brooks, Peter Jackson, Joel Coen e Ethan Coen. Afirmava que seu filme favorito era O Encouraçado Potemkin (1925), e possui quatro longas na lista dos 100 Melhores Filmes de todos os tempos, de acordo com a American Film Institute: Crepúsculo dos Deuses (1950), em #16, Quanto Mais Quente Melhor (1959), em #22, Pacto de Sangue (1944), em #29, e Se Meu Apartamento Falasse (1960), em #80.
Apontado por Ingmar Bergman como seu diretor hollywoodiano favorito, Billy Wilder faleceu no dia 27 de março de 1922, vítima de pneumonia. Curiosamente, no mesmo dia – e pelo mesmo motivo – faleceu o ator Dudley Moore. Uma triste coincidência. Billy Wilder é o diretor homenageado com a Maratona Crítica aqui no Papo de Cinema durante o mês de Junho de 2014. A partir do dia 09, diariamente teremos novas críticas publicadas de alguns dos seus maiores sucessos, cobrindo uma vitoriosa carreira de mais de cinquenta anos de atividades!

Filmografia:

Love, Marilyn (Roteiro, 2012)
Sabrina (Roteiro, 1995)
Amigos, Amigos, Negócios à Parte (Buddy Buddy, Direção, Roteiro, 1981)
Fedora (Direção, Roteiro, 1978)
A Primeira Página (The Front Page, Direção, Roteiro, 1974)
Avanti!… Amantes à Italiana! (Avanti!, Direção, Roteiro, 1972)
A Vida Íntima de Sherlock Holmes (The Private Life of Sherlock Holmes, Direção, Roteiro, 1970)
Uma Loura Por um Milhão (The Fortune Cookie, Direção, Roteiro, 1966)
Beija-me, Idiota (Kiss Me, Stupid, Direção, Roteiro, 1964)
Irma la Douce (Direção, Roteiro, 1963)
Cupido Não Tem Bandeira (One, Two, Three, Direção, Roteiro, 1961)
Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, Direção, Roteiro, 1960)
Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, Direção, Roteiro, 1959)
Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution, Direção, Roteiro, 1957)
Amor na Tarde (Love in the Afternoon, Direção, Roteiro, 1957)
Águia Solitária (The Spirit of St. Louis, Direção, Roteiro, 1957)
O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, Direção, Roteiro, 1955)
Emil und die Detektive (Roteiro, 1954)
Sabrina (Direção, Roteiro, 1954)
Inferno Nº 17 (Stalag 17, Direção, Roteiro, 1953)
A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole, Direção, Roteiro, 1951)
Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd., Direção, Roteiro, 1950)
A Canção Prometida (A Song Is Born, Roteiro, 1948)
A Mundana (A Foreign Affair, Direção, Roteiro, 1948)
A Valsa do Imperador (The Emperor Waltz, Direção,  Roteiro, 1948)
Farrapo Humano (The Lost Weekend, Direção, Roteiro, 1945)
Pacto de Sangue (Double Indemnity, Direção, Roteiro, 1944)
Cinco Covas no Egito (Five Graves to Cairo, Direção, Roteiro, 1943)
A Incrível Suzana (The Major and the Minor, Direção, Roteiro, 1942)
Bola de Fogo (Ball of Fire, Roteiro, 1941)
A Porta de Ouro (Hold Back the Dawn, Roteiro, 1941)
Levanta-te, Meu Amor! (Arise, My Love, Roteiro, 1940)
Melodias Roubadas (Rhythm on the River, Roteiro, 1940)
What a Life (Roteiro, 1939)
Ninotchka (Roteiro, 1939)
Meia-Noite (Midnight, Roteiro, 1939)
A Oitava Esposa de Barba-Azul (Bluebeard’s Eighth Wife, Roteiro, 1938)
Valsa da Champanha (Champagne Waltz, Roteiro, 1937)
Sorteio Amoroso (The Lottery Lover, Roteiro, 1935)
Semente do Mal (Mauvaise graine, Direção, Roteiro, 1934)
Música no Ar (Music in the Air, Roteiro, 1934)
One Exciting Adventure (Roteiro, 1934)
Adorável (Adorable, Roteiro,  1933)
Was Frauen träumen (Roteiro, 1933)
Madame ne veut pas d’enfants (Roteiro, 1933)
Madame wünscht keine Kinder (Roteiro, 1933)
Das Blaue vom Himmel (Roteiro, 1932)
Un rêve blond (Roteiro, 1932)
Scampolo, ein Kind der Straße (Roteiro, 1932)
Blonder Traum (Roteiro, 1932)
Es war einmal ein Walzer (Roteiro, 1932)
Der Sieger (Roteiro, 1932)
Happy Ever After (Roteiro, 1932)
Un peu d’amour (Roteiro, 1932)
Where Is This Lady? (Roteiro, 1932)
Emil und die Detektive (Roteiro, 1931)
Princesse, à vos ordres! (Roteiro, 1931)
Der falsche Ehemann (Roteiro, 1931)
Seitensprünge (Roteiro, 1931)
Ihre Hoheit befiehlt (Roteiro, 1931)
Der Mann, der seinen Mörder sucht (Roteiro, 1931)
Ein Burschenlied aus Heidelberg (Roteiro, 1930)
Menschen am Sonntag (Roteiro, 1930)
Der Teufelsreporter (Atuação, Roteiro, 1929)

Prêmios:

Oscar:
Vencedor do Troféu Irving G. Thalberg Memorial;
- Indicado como Melhor Roteiro Original por Uma Loura Por um Milhão (1966);
Premiado como Melhor Diretor por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
Premiado como Melhor Filme por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
Premiado como Melhor Roteiro Original por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
- Indicado como Melhor Diretor por Quanto Mais Quente Melhor (1959);
- Indicado como Melhor Roteiro Adaptado por Quanto Mais Quente Melhor (1959);
- Indicado como Melhor Diretor por Testemunha de Acusação (1957);
- Indicado como Melhor Diretor por Sabrina (1954);
- Indicado como Melhor Roteiro por Sabrina (1954);
- Indicado como Melhor Roteiro por Inferno Nº 17 (1953);
- Indicado como Melhor Roteiro por A Montanha dos Sete Abutres (1951);
- Premiado como Melhor Roteiro por Crepúsculo dos Deuses (1950);
- Indicado como Melhor Diretor por Crepúsculo dos Deuses (1950);
- Indicado como Melhor Roteiro por A Mundana (1948);
- Premiado como Melhor Diretor por Farrapo Humano (1945).
Premiado como Melhor Roteiro por Farrapo Humano (1945);
- Indicado como Melhor Diretor por Pacto de Sangue (1944);
- Indicado como Melhor Roteiro por Pacto de Sangue (1944);
- Indicado como Melhor Roteiro Original por Bola de Fogo (1941);
- Indicado como Melhor Roteiro por A Porta de Ouro (1941);
- Indicado como Melhor Roteiro por Ninotchka (1939).
BAFTA:
Vencedor do Troféu Academy Fellowship em 1995;
Premiado como Melhor Filme Estrangeiro por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
- Indicado como Melhor Filme por Quanto Mais Quente Melhor (1959).
Festival de Berlim:
Vencedor do Urso de Ouro Honorário em 1993.
Festival de Cannes:
Vencedor do Grande Prêmio do Festival por Farrapo Humano (1945).
Globo de Ouro:
- Indicado como Melhor Diretor por Avanti!… Amantes à Italiana! (1972);
- Indicado como Melhor Roteiro por Avanti!… Amantes à Italiana! (1972);
- Indicado como Melhor Diretor por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
- Indicado como Melhor Diretor por Testemunha de Acusação (1957);
Premiado como Melhor Roteiro por Sabrina (1954);
Premiado como Melhor Diretor por Crepúsculo dos Deuses (1950);
- Indicado como Melhor Roteiro por Crepúsculo dos Deuses (1950);
- Premiado como Melhor Diretor por Farrapo Humano (1945).
Festival de Veneza:
Vencedor do Troféu Career Golden Lion em 1972;
-Concorreu ao Leão de Ouro por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
Vencedor do Prêmio Internacional por A Montanha dos Sete Abutres (1951);
-Concorreu ao Leão de Ouro por A Montanha dos Sete Abutres (1951).
Writers Guild of America:
Vencedor do Laurel Award em 1980;
Premiado como Melhor Roteirista Americano de Comédia por Se Meu Apartamento Falasse (1960);
Premiado como Melhor Roteirista Americano de Comédia por Quanto Mais Quente Melhor (1959);
Premiado como Melhor Roteirista Americano de Comédia por Amor na Tarde (1957);
Vencedor do Laurel Award em 1957;
Premiado como Melhor Roteirista Americano de Comédia por Sabrina (1954);
Premiado como Melhor Roteirista Americano de Drama por Crepúsculo dos Deuses (1950).
Directors Guild of America:
Vencedor do Preston Sturges Award em 1991;
Vencedor do Lifetime Achievement Award em 1985;
Premiado como Melhor Diretor por Se Meu Apartamento Falasse (1960).

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