domingo, 26 de abril de 2015

Gemma Arterton


Ela poderia ser apenas mais uma garota britânica, fina, de personalidade forte e apaixonada pelo Charlton Athletic Football Club. De grande beleza, poderia chamar a atenção das outras pessoas apenas pelos seus dotes físicos. Enfim, uma garota normal como todas as outras, se não fosse o talento para representar, mais que uma qualidade, uma verdadeira paixão. Essa é Gemma Arterton, uma das atrizes mais talentosas da nova geração do cinema e que se preocupa apenas em interpretar bem cada papel.
Gemma Arterton Christina nasceu em Gravessend, condado de Kent, no sudoeste da Inglaterra em 12 de janeiro de 1986. Logo que nasceu, seus pais perceberam que ela possuía seis dedos em cada mão, fenômeno conhecido como polidactilia, obrigando-a a se submeter a uma pequena cirurgia para corrigir a anormalidade. Além disso, ela nasceu com uma pequena deformidade na orelha, um tipo de amassado, necessitando de mais um procedimento cirúrgico corretivo.
A moça passou por pequenas cirurgias corretivas na infância. Precisava?
Quando Gemma tinha cinco anos de idade, seus pais se divorciaram. A garota passou a ser criada pela mãe, juntamente com a irmã mais nova, Hannah. A mãe, Sally Heap, faxineira, e o pai, Barry Arterton, um soldador, mesmo separados, sempre incentivaram as filhas a seguir alguma carreira artística. Enquanto Gemma gostava de atuar, Hannah preferia cantar.
Perseguindo o sonho de atuar desde pequena, Gemma participou de diversas companhias teatrais na Inglaterra, atuando em várias montagens. Antes, porém, se dedicou aos estudos e trabalhou como vendedora de maquiagem, sempre com o objetivo de ser uma atriz reconhecida.
Gemma é uma das mais lindas e talentosas atrizes da atualidade.
Após cursar a Gravessend Grammar School, ingressou no curso de artes dramáticas do Teatro Miskin, em Darford. O talento precoce para a atuação lhe rendeu uma bolsa de estudos integral na Royal Academy of Dramatic Art em Londres, onde teve a chance de viver seu primeiro papel como uma atriz profissional, enquanto ainda era aluna do curso. Essa oportunidade veio a partir de um prêmio como melhor atriz coadjuvante recebido no ano de 2004.
Esse primeiro papel foi ao lado de ninguém menos que a estrela Maggie Smith no telefilme “Capturing Mary”, de 2007, dirigido por Stephen Poliakoff. No mesmo ano, Gemma se formou pela RADA e conseguiu um papel na comédia “Escola para garotas bonitas e piradas”.
A estreia profissional de Gemma Arterton foi no filme “Capturing Mary”, de 2007.
Mas o reconhecimento maior se deu no ano seguinte, quando foi convidada para atuar no novo filme de uma das franquias mais longevas e bem-sucedidas da história do cinema. Em “007 – Quantum of Solace”, Gemma viveu a sedutora Strawberry Fields, desbancando mais de 1500 candidatas ao cobiçado papel de “bondgirl”.
Ela não se considerava “quente” o suficiente para o papel, um atributo mais que necessário para incluir qualquer atriz na categoria de “garota dos filmes de James Bond”. Mesmo assim, mostrou uma alta dose de sensualidade e sedução na tela. Pois é, vida de agente secreto não é fácil, mas é bem prazerosa, não é mesmo, senhor Craig?
Quente demais? Nem 007 resiste.
Ainda em 2008, ela participou de “Three and Out” e de “RocknRolla”, este último dirigido por Guy Ritchie. Já em 2009, atuou em “Piratas do Rock” ao lado de grandes nomes como Bill Night, Kenneth Branagh e Emma Thompson, e reprisou seu papel de Kelly Jones na continuação de “Escola para garotas bonitas e piradas”.
A atriz se destaca em papeis de mulheres fortes.
Cada vez mais conhecida, tanto pelo seu excepcional talento, como pela sua beleza estonteante, a atriz recebeu convites para atuar em produções maiores em 2010, como o remake de “Fúria de Titãs” e no blockbuster da Disney, “Príncipe da Pérsia – As areias do tempo”, baseado na famosa série para os videogames. Em ambos os filmes, a atriz se mostrou apta para cenas de ação, que exigiam grande esforço físico e capacidade para expressar na tela força e sensualidade. Um fato curioso sobre sua participação em “Fúria de Titãs” é que ela sempre gostou do filme original de 1981 e mesmo sabendo que o roteiro desta nova versão seria bem diferente da obra original, apenas estar participando da produção já era para ela uma emoção especial.
A atriz aceitou participar do remake de Fúria de Titãs por ser fã do filme original.
Em entrevistas, a atriz declarou que foi escolhida para o papel em “Príncipe da Pérsia – As areias do tempo” pelo seu porte físico e beleza exótica. Mesmo assim, ela teve que ir para a academia para se preparar melhor para as cenas de ação. Mesmo desempenhando bem seu trabalho, Gemma se sentia desconfortável com os produtores que exigiam dela ser uma pessoa bem diferente do que ela realmente era, ou seja, uma guerreira sensual e forte. Papeis como esse são considerados pela atriz como exercícios de atuação em que o que mais vale é a presença física na tela e não o próprio ato de atuar. Mesmo assim, ela agradou o público.
Em “Príncipe da Pérsia – As areias do tempo” como a bela e corajosa Princesa Tamina.
Mesmo trabalhando cada vez mais em produções norte-americanas, Gemma Arterton nunca deixou de lado o cinema inglês. Ainda em 2010 atuou no suspense britânico “O desaparecimento de Alice Creed” e em “O retorno de Tamara”, sobre uma garota tida como feia, que vai embora de sua cidade e volta anos depois, já como uma linda mulher, despertando diversos sentimentos nos moradores. Também emprestou sua voz para a animação “As aventuras de Sammy”, no papel de Shelly.
Em “O retorno de Tamara” ela volta à sua cidade para mudar a vida de todos os moradores.
Em 2011 participou de um curta-metragem promocional para a entidade WWF, que atua na preservação do meio ambiente e das espécies animais e vegetais do planeta. “Supreenda-me” foi escrito por Stephen Poliakoff, repetindo a parceria de Emma em seu primeiro filme e dirigido por Charles Sturridge. O filme apresenta diversas espécies descobertas recentemente e faz parte das comemorações dos 50 anos da organização.
No ano de 2012, participou de mais um curta-metragem, “It’s Getting Late”, como parte de uma série de pequenos filmes para a marca de roupas femininas “Miu Miu”, de Miuccia Prada. O filme valoriza o ritual feminino de se vestir, por meio de quatro mulheres que se preparam para assistir a um espetáculo da cantora Zola Jesus no The Hotel Cafe Club, em Hollywood.
Já em “Byzanthium”, também de 2012, Gemma é Clara, uma vampira que busca refúgio junto com sua filha, também vampira, Eleannor, papel de Saoirce Ronan. Ambas são atormentadas pelo passado de sangue à medida que conhecem Noel e Frank. O filme marca a volta do diretor Neil Jordan ao universo dos seres da noite, já que em 1994, ele dirigiu a bem-sucedida adaptação de “Entrevista com o vampiro”, obra cultuada da escritora Anne Rice.
Em “Bizanthium” ela será uma bela vampira que ao lado da filha, busca fugir do próprio passado.
Em mais uma produção britânica, “Song for Marion”, também de 2012, Gemma atua ao lado de Terence Stamp e Vanessa Redgrave, mais dois grandes nomes ingleses da interpretação.
O próximo filme de Gemma Arterton é versão dark e aventuresca da clássica história de João e Maria. Em “João e Maria: Caçadores de Bruxas”, como o próprio título diz, a atriz será Maria (nome original Grettel) e ao lado do irmão João (nome original Hensel), papel de Jeremy Renner, que vagam pelo mundo caçando e matando bruxas e outros seres demoníacos.
Desta vez, João e Maria não são as presas.
Após esse filme, ela será vista na tela em “Runner Runner”, suspense de Brad Furman, com Ben Afleck e Justin Timberlake, sobre um mega empresário, dono de uma rede de jogos ilícitos pela Internet, que bate de frente com um garoto tido como seu braço direito.
A agenda da bela atriz não fica vazia e já está marcada com uma série de projetos engatilhados para os próximos anos, entre eles “Mistery White Boy”, “Absolutely Anything”, “Crookerd House”, “The Wright Girls”, “Walked on Sunshine” e “The Pre-Nup”, todos em fase de pré-produção.
Pela sua filmografia, é claro e notório que Gemma Arterton gosta tanto de papeis dramáticos, quanto personagens de ação, desde que a atuação esteja em primeiro lugar. As mulheres fortes e de personalidade são constantes em sua carreira e essa qualidade foi levada em consideração quando ela foi cotada para viver Natasha Romanov/Viúva Negra em “Homem de Ferro 2” e a Mulher-Gato em “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Mesmo não conseguindo esses papeis, é interessante pensar que personagens tão marcantes das histórias em quadrinhos poderiam ter as feições e interpretação dessa bela atriz.
Atualmente a atriz reside em Londres junto ao marido, Stefano Catelli, um gerente de vendas. Eles se casaram na Espanha em 2010, numa cerimônia discreta e reservada apenas para amigos e familiares.
Gemma se casou com Stefano Catelli em 2010.
Uma presença marcante na tela, reunindo beleza e talento, como poucas atrizes nos dias de hoje, capaz de interpretar com brilhantismo e emoção qualquer papel, de forma com que o público se envolva com a história de suas personagens. Essa é Gemma Arterton, uma jovem atriz que está alcançando aos poucos o estrelato e elevando o seu nome como uma das mais promissoras atrizes do cinema.
Gemma Arterton emana de suas interpretações um fogo intenso, que envolve o espectador e o domina por completo, levando-o a admirar cada vez mais essa linda estrela. Não há quem não se deixe envolver pelo irresistível poder de Gemma Arterton.
Além do talento, Gemma Arterton se destaca pela beleza e sensualidade, como mostrada no ensaio que fez para a revista GQ inglesa em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário