quinta-feira, 18 de junho de 2015

Alexandra Kollontai


Alexandra Kollontai
Alexandra Kollontai foi uma figura importante no movimento socialista russo a partir da virada do século, a revolução ea guerra civil. Ela era a única mulher membro do Comité Central Lenin, um diplomata de carreira, que defendeu em seus escritos a emancipação das mulheres. Os anos passados em casa da sua avô em Kuusa, no Istmo da Carélia, na Finlândia como uma menina fez perito, mais tarde, a "questão finlandesa" quando ela se tornou agitador e economista político. Rabochikh Zhizn Kollontai's 'finliandskikh (publicado em 1903), era uma investigação das condições de vida e de trabalho do proletariado finlandês em relação à indústria.
Em 1893 ela se casou com seu primo Vladimir Ludvigovich Kollontai, que era um oficial do exército.
Em 1898, Kollontai abandonou seu casamento convencional para estudar economia política, em Zurique. Ela já havia lido Marx e Lênin, mas, em Zurique, familiarizou-se com as visões de Karl Kautsky e Rosa Luxemburgo.
Em 03 de janeiro de 1905, ela se juntou a procissão dos trabalhadores ao Palácio de Inverno em São Petersburgo, que terminou em massacre do Domingo Sangrento - guardas imperiais Czar some130 manifestantes mortos
Acusado de abertura de uma revolta armada contra o governo por seus artigos sobre o socialismo, Kollontai foi forçado a fugir para a Alemanha para evitar a prisão.
Fluente em várias línguas, ela se tornou internacionalmente conhecido agitador do Partido Social Democrata Alemão.
Em 1914, Kollontai aderiu aos bolcheviques, a facção radical da Social-Democrata Russo Partido dos Trabalhadores, que tinha sido estabelecida por Lênin.
Kollontai tornou a primeira mulher eleita para o Comité Central do Partido. Após a Revolução de Outubro, quando Lenin e os bolcheviques tomaram o poder, foi nomeado Comissário do Povo para o bem-estar público.
Kollontai foi muito popular, mas controversa figura. Em seu alto cargo, ela defendeu a simplificação dos procedimentos de casamento e divórcio, as mulheres liberação sexual, a igualdade social entre os sexos, melhorar a posição de filhos ilegítimos, e fez campanha para várias reformas na vida domesctic. Com Inessa Armand e Nadezhda Krupskaia, ela era um dos membros fundadores da secção feminina do Partido Comunista.
Em 1923, foi nomeado embaixador soviético para a Noruega, tornando-se primeiro embaixador do mundo feminino. representante comercial para o México, como um delegado da Liga das Nações, e como negociador do tratado de paz fino-soviético de 1940. De 1946 até sua morte em 1952, foi assessor do Ministério dos Negócios Estrangeiros da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário