Pintor grego (1541-7/4/1614). Torna-se conhecido pelos quadros que mostram cenas religiosas com figuras alongadas, revelando grande domínio técnico. Domenikos Theotokopoulos, que fica conhecido como El Greco, nasce em Cândia, mais tarde Heracléia, na ilha grega de Creta. Estuda em Veneza, na Itália, como discípulo de Ticiano.
Por volta de 1576 transfere-se para Toledo, centro religioso e cultural espanhol, cuja herança bizantina o influencia, assim como os mestres italianos e os últimos trabalhos de Michelangelo. Desenha peças religiosas e, na mesma época, pinta O Espólio para a catedral de Toledo.
Torna-se também pintor de retratos, caracterizados por cores vibrantes, perspectivas pouco usuais e figuras de contornos distorcidos e desproporcionais. A princípio mal interpretado, alguns críticos atribuem isso a um suposto defeito de visão do artista.
Sua obra mais famosa é O Enterro do Conde de Orgaz, pintado entre 1586 e 1588 para a Igreja de São Tomé, em Toledo, cidade onde o artista morre e na qual estão o Museu El Greco e a maioria de seus trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário