
Dona de um estilo único, de uma simpatia encantadora e de olhos mais azuis que o próprio céu, Zooey é uma artista especial, que faz com que todos se apaixonem por ela, seja atuando em cinema ou televisão, ou cantando nos palcos da vida.
Confesso que eu nunca vi uma atriz tão parecida com a maioria de suas personagens. Não se trata do ator que faz sempre o mesmo papel, mas sim de uma personalidade e presença no mesmo nível de carisma, tanto na ficção, quanto na vida real. Apenas o ator Robert Downey Jr., a meu ver, tem essa característica. Mas como eu disse antes, nunca vi uma atriz com essa característica até conhecer o trabalho de Zooey e vê-la fora dos filmes, em programas e sets de filmagem.

O cinema de hoje possui diversas atrizes sensuais e talentosas, mas nem sempre o talento é o aspecto mais explorado nos filmes com essas atrizes. Ninguém vai me dizer que Megan Fox é uma excelente atriz e que não “venceu” no cinema por menos que sua beleza e sensualidade extremas. Emma Stone é muito sensual, mas bastante talentosa, mas não é carismática ao ponto de ser tratada como uma atriz além dos próprios filmes. Enfim, essas atrizes não conseguem atrair por terem uma série de qualidades, todas de uma vez. Só a Zooey consegue isso.
Zooey Claire Deschanel nasceu em Los Angeles, no dia 17 de janeiro de 1980 e é filha do cineasta Caleb Deschanel, que trabalhou nas equipes de produção de filmes como “Paixão de Cristo”, “O Patriota”, entre outros. Sua mãe é a atriz Mary Jo Deschanel, que atuou em filmes como “Os eleitos” e “2010 – O ano em que faremos contato”. Além disso, sua irmã mais velha, Emily Deschanel também é atriz e atualmente é a estrela do seriado BONES, do canal americano FOX. Seu nome é inspirado na personagem Zooey Glass, do livro “Franny and Zooey”, escrito por J. D. Salinger, o mesmo de “O apanhador no campo de centeio”.

Mary Jo, Emily, Caleb e Zooey Deschanel

Durante uma estada num acampamento de verão, participou do French Woods Festival of the Performing Arts como cantora e ao longo de todo o High Scholl, fez inúmeras apresentações musicais, despertando o gosto pela música, aliando essa paixão ao teatro. Depois disso, estudou na Northwestern University, em Illinois, por um período de sete meses. Após isso, iniciou sua carreira de atriz.
Zooey teve um romance com o ator Jason Schwartzman, seu amigo de infância, durante muitos anos, até que se separaram em 2005. Além disso, o ator Martin Freeman, o dramaturgo Jeff Smeenge e o músico Hunter Burgan, também foram namorados da atriz. Em setembro de 2009, Hoje, Zooey Deschanel se casou com o músico Ben Gibbard, da banda “Death Cab for Cutie”. O casamento terminou em 2012, quando eles anunciaram o divórcio.

Zooey Deschanel e Ben Gibbard

Outro aspecto que faz com que ela seja reconhecida é seu gosto exótico para se vestir. Ela tem um visual único, como se vivesse em uma época diferente da nossa, sem explorar um lado sensual, e mantendo um bom gosto nas combinações de roupas. Seu estilo é uma mistura dos estilos indie, vintage e retrô, bastante romântica e simples, sem parecer ridícula aos olhos da moda ou das tendências de hoje. E essa imagem de menina ingênua e doce inspira muitas meninas românticas, que não são poucas. Isso também é uma benção para homens que sonham em encontrar um verdadeiro e puro amor.

Zooey esbanja feminilidade, sem querer ser vulgar ou mostrar que é melhor do que as demais garotas. Não há um apelo sexual em sua presença, mas mesmo assim, ela consegue ser irresistível e atraente. Ela é simplesmente Zooey, e a sua simplicidade é a sua maior qualidade.
A história de Zooey Deschanel no cinema é marcada por muitos filmes independentes e algumas produções maiores, e ela sempre mantém a qualidade e o carisma em todas as suas interpretações. E mesmo sendo uma carreira relativamente recente, a atriz já tem em seu currículo muitos filmes, prova da qualidade e do carisma que atrai a atenção de muitos diretores e produtores.
A carreira cinematográfica de Zooey começou no ano de 1999, no filme “Dr. Mumford – Inocência ou culpa?”. No ano seguinte, ela participou de “Quase famosos”, como a irmã rebelde do protagonista, que o mostrou os caminhos do rock n’ roll.

Mumford – Inocência ou culpa?
Em 2001 ela atuou ao lado de Don Cheadle e Joseph Gordon-Lewitt em “Maníaco”, interpretando uma garota com problemas mentais em uma clínica psiquiátrica.
Em 2002, ela participou de vários filmes, sempre em papeis menores, mas mostrando seu talento na tela. Além das comédias “Novo no pedaço”, “Por um sentido na vida” e “Grande problema”, Zooey atuou no suspense “Sem pistas”, e no curta metragem “Sweet Friggin Daisies”.

- Zooey Deschanel e Jennifer Aniston em “Por um sentido na vida”.
Já em 2003, ela interpretou a bela vendedora da loja de brinquedos em que o “Elfo” Will Ferrel vai parar quando parte à procura do pai. Neste filme, aqui chamado de “Um duende em Nova York”, ela canta ao lado de Ferrell a canção “Baby it’s cold outside”, numa cena divertida no banheiro. Cantar em seus filmes se tornaria uma marca registrada da atriz. Sorte nossa.
No mesmo ano, ela participou de mais um curta-metragem, “Whatever We Do”, além dos filmes “It’s Better to be Wanted for murder than not to be wanted at alll”, como uma garota num posto de gasolina, e do romance “Prova de amor”, como uma encantadora garota de 18 anos e virgem, por quem o personagem de Paul Schneider se apaixona. Por este filme, Zooey recebeu o prêmio de melhor atriz no “Mar del Plata Film Festival”, além de receber uma indicação ao “Independent Spirit Award” de 2004. Também atuou no filme “House Hunting”.

“Prova de amor” foi lançado em DVD no Brasil.

“Um funeral muito louco” foi lançado em DVD no Brasil

Zooey em cena do filme “Armações do amor”

A atriz também participou da versão sci fi de “O Mágico de Oz” produzida para a televisão, no papel de DG, uma versão de Dorothy. Esta minissérie foi lançada em versão condensada em DVD no Brasil.
Deschanel foi escalada para viver Janis Joplin em uma biografia sobre a cantora, intitulada “Gospel According to Janis”, mas o projeto foi cancelado.
O ano de 2008 é marcado por poucos filmes na carreira de Zooey, mas marcantes, como “Fim dos tempos”, em que viveu a esposa do personagem de Mark Whalberg; e as comédias “Gigantic” e “Sim Senhor”, este ao lado de Jim Carrey. Neste último, ela vive uma fotógrafa e música de uma banda alternativa com poucos fãs, chamada “Munchausen by Proxy”, que se apresenta com figurinos e instrumentos exóticos. O personagem de Carrey se apaixona pela bela artista. Até eu não teria como dizer não para ela.
Zooey Deschanel estrela em 2009 aquele que é seu filme mais conhecido e adorado pelos fãs, “(500) dias com ela”, novamente ao lado de Joseph Gordon Levitt. Mais uma personagem apaixonante, Summer, a garota que todo cara se apaixona e que apenas um felizardo conquistará. Justamente aquele por quem ela se apaixonar, já que a característica que define a garota é “não acreditar no amor”.
Durante o ano de 2010, Zooey se dedicou à sua outra paixão, a música, mas isso é assunto pra mais tarde. Dessa forma, no ano seguinte, ela participou de “Sua alteza”, interpretando uma princesa medieval presa por um vilão. O filme mais novo da atriz é “Nosso irmão sem noção”, em que ela vive uma das três irmãs, ao lado de Elizabeth Banks e Emily Mortimer, do personagem-título, vivido por Paul Rudd.
O próximo filme de Zooey Deschanel é “About Time”, dirigido por Richard Curtis, de “Simplesmente amor”, e que ainda está em fase de produção.
Ao longo de sua carreira, Zooey Deschanel fez várias participações na televisão, em séries como “Os Simpsons”, “Bones”, esta interpretando a prima da protagonista, “Frasier” e “Weeds”. Hoje em dia, a estrela brilha no canal FOX, como a personagem Jess, protagonista do seriado “New Girl”, cuja primeira temporada foi bem-sucedida em diversos países, inclusive o Brasil.
Na história, a professora Jess Day, após terminar com o namorado, passa a dividir um apartamento com três caras. A segunda temporada do seriado já está sendo produzida e aguardada pelo público. A aceitação é tanta que a série e a atriz foram indicadas ao “Globo de Ouro2012”.
http://youtu.be/2qqojuj1zoU
Sobre a carreira cinematográfica de Zooey, uma curiosidade interessante é que os cineastas aproveitam a beleza e os olhos azuis da atriz e os exploram da melhor maneira possível na tela. Sempre que a atriz aparece em cena, os olhos se destacam, geralmente pela luz usada pelos diretores. O cara que viu isso pela primeira vez deveria ganhar um prêmio por ter criado um belo recurso cinematográfico: o azul dos olhos de Zooey Deschanel. Só isso já vale o ingresso, como se todo o restante não fosse digno de ir ao cinema.
Zooey Deschanel também foi eleita a “mulher mais desejável de2012”, segundo uma pesquisa realizada pelo site britânico “AskMan”, vencendo verdadeiras musas da sensualidade como Rihana e Kate Perry. Concordo plenamente com a escolha dos fãs, afinal de contas, Zooey Deschanel é uma mulher de grande beleza, simpatia e carisma, totalmente apaixonante, ou seja, a mulher perfeita. Lembra-me até uma frase que pensei há muito tempo, que dizia que “se a Megan Fox é para cama, a Zooey Deschanel é para a casa toda”. A frase é um tanto machista, mas Zooey é mais que especial.
No cinema e na televisão, Zooey Deschanel se destaca pelo seu talento e carisma, e no mundo da música a moça também se dá muito bem. Como a música é uma grande paixão em sua vida, Zooey Deschanel investiu seu talento nas composições e nos instrumentos, já que toca piano, ukelelê, percursão e banjo. Essa paixão fez com que ela se unisse ao músico e produtor M. Ward para formarem o duo indie “She & Him” em 2006. O primeiro encontro entre Deschanel e Ward se deu no set de “The Go-Getter”, quando o diretor do filme, Martin Hynes, pediu aos dois que cantassem um dueto para ser acrescido aos créditos finais. A canção escolhida foi “When I Get to the Border” de Richard e Linda Thompson.
Ward se surpreendeu com a bela voz de Zooey, e lhe pediu as suas fitas cassete com gravações caseiras deixadas de lado pela atriz, que se dedicava mais à carreira no cinema. As canções nas fitas seriam gravadas com mais qualidade pelo produtor. Este foi o ponto de partida para o “She & Him”.
A carreira fonográfica da dupla é marcada pelo “Volume One”, de 2008, pelo “Volume Two”, de 2010, e pelo álbum temático especial para festas natalinas “A Very She & Him Christimas”, lançado em 2011.
http://youtu.be/uWQ_ImnLctM
Após o lançamento do primeiro disco, eles saíram em turnê por diversas cidades dos Estados Unidos durante os meses de julho e agosto de 2008. Os três discos receberam boas críticas da imprensa especializada e ótima aceitação por parte do público. Com canções suaves e marcadas pela voz forte de Deschanel, acompanhadas pela ótima instrumentação de Ward e os demais músicos participantes, os discos são bastante agradáveis de se ouvir. Baladas e canções mais agitadas folk e indie, quase todas compostas por Zooey, tornam os álbuns do “She & Him” interessantes para quem não conhece esses estilos.
A banda tem diversos clipes lançados para promover suas canções, além de terem feito muitas participações em programas de televisão. Dentre os clipes, sempre divertidos, um dos mais bacanas (termo antigo) é o da canção “Why Do You Let Me Stay Here?”, do primeiro disco. Esta música tem duas versões de clipes, mas é a segunda a que merece destaque, justamente por ter sido dirigida por Marc Webb e contar com a participação do ator Joseph Gordon Levitt, ator e diretor de “(500) dias com ela, estrelado por Zooey.
Outro vídeo bem divertido é o de “In the sun”, do segundo álbum, em que os músicos interpretam estudantes de uma escola, com direito a coreografias com bambolê, um M. Ward nerd e uma Zooey Deschanel encantadora e charmosa. Larga esses livros cara e olha a mina do seu lado!
Uma carreira bem sucedida, com personagens divertidos e dramáticos, além de canções que tocam nossos sentimentos. Essa é Zooey Deschanel, uma garota que pode parecer estranha para a maioria das pessoas, mas que é mais especial do que a maioria das pessoas. Definitivamente, uma estrela de primeira grandeza que a cada passo novo que dá, atrai para si mais e mais pessoas que a admiram como a verdadeira personificação de tudo o que temos de bom em nossas almas e que queremos para nossas vidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário